terça-feira, 30 de setembro de 2008

A História da Alimentação

A alimentação humana é uma longa adaptação no sentido do progresso. Existiram mudanças drásticas na alimentação, a que se dá o nome de Revoluções Alimentares, foram originadas por alterações nas condições de vida dos seres humanos.
Existiram 3 Revoluções alimentares, agrupadas em várias fases:
- na 1ª fase, o homem era nómada, recolhia alimentos (frutos e plantas da floresta), tinha uma Alimentação Equilibrada, mas não o sabia, pois eram os seus instintos que o levavam à procura desses tais alimentos.
- na 2ª fase, o homem passou de nómada a sedentário e alimentava-se do que ele próprio produzia (descobriu a agricultura e a crição de animais), só que levou a uma mudança drástica na alimentação, 1ª Revolução Alimentar, passando para uma Alimentação Desequilibrada.
- na 3ª fase, o homem com o tempo aprendeu a produzir os seus próprios alimentos e a trocá-los por outros. Outra mudança drástica na alimentação, 2ª Revolução Alimentar, passou a ter uma Alimentação Equilibrada.
- na 4º fase, aparece a moeda, o homem começa a comprar alimentos menos importantes, o que leva a outra mudança drástica, passa a ter outra vez, uma Alimentação Desequlibrada.
Na minha opinião, eu acho que nós ja não vamos voltar a ter uma Alimentação Equilibrada, pois cada vez mais, compramos alimentos que não são importantes para uma boa alimentação e que nos fazem mal. Mas às vezes estão em promoção e lá vamos nós comprar esse alimento.
Cada vez mais, há mais gente que não gosta dos vegetais o que é muito importante para uma alimentação equilibrada. Cada vez mais, existem mais doces. Nas sobremesas temos tendência para ir para os doces e não para a fruta.
Devemos ter em atenção a nossa alimentação, pois é muito importante.