domingo, 25 de janeiro de 2009

Orgãos anexos

Língua: é um músculo (que faz uns movimentos impressionantes a uma velocidade imprecionante), localiza.se na boca, está revestida por papilas gustativas que detectam 4 sabores: salgado, doce, amargo e ácido. Tem forma de folha.


Glândulas salivares: localizam-se na cabeça, têm forma de pequenos sacos. Dividem-se em três pares: as parótidas (perto dos ouvidos); sub-linguais (por baixo da lingua, na parte anterior) e submaxilares (debaixo do maxilar inferior na parte posterior). Tem como função segregar a saliva.

Dente: Localizam-se nos maxilares. Podemos dizer que se dividem em duas partes (parte interior da gengiva e exterior a esta). A parte interior chamamos coroa e a interior chamamos raiz; a "linha" que separa a coroa da raiz chamamos colo. A coroa tem uma camada bastante dura, que é o Esmalte, este protege a coroa. A raíz está encaixada no alvéolo dentário, que é o orifício no maxilar, e a prender o alvéolo á raíz encontra-se o Cimento. Na parte interior do dente encontramos o marfim ou dentina, e por dentro desta encontra-se uma parte que "lhe dá vida", a polpa dentária, que é bastante mole e irrigada por vasos sanguíneose um nervo.


Fígado: é o órgão mais volumoso, pesa cerca de 1,5 kg, localiza-se na parte direita da cavidade abdominal ao lado do estômago. Tem forma de chapéu ou de selim. Possui vário canai, como o hepático que transporta a bílis até ao canal cístico (outro canal), e o cístico transporta a bílis até à vesícula biliar (é tipo um saco que armazena a bílis). Quando a bilis é necessária, sai da vesícula, passa pelo canal colédoco e desagua no duodeno.

Pâncreas: este orgão encontra-se entalado entre o estômago e o intestino delgado na cavidade abdominal. Tem forma de folha. Segrega o suco pancreático , o qual é conduzido até ao duodeno através do canal pancreático, colédoco, e vai desaguar no duodeno juntamente com a bílis.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Orgãos do Tubo Digestivo

Alguns orgãos não estão muito completos, portanto vou tentar completar um pouco mais e também mostrar algumas imagens.

Boca: é um oríficio localiza-se na cabeça, parte interior, inferior centro. É limitada superiormente pelo maxilar superior e pela abóbada palatina; inferiormente pelo maxilar inferior; anteriormente pelos lábios; posteriormente pelo véu do paladar e lateralmente pelas bochechas.

Faringe: é um orifício que faz a comunicação com dois aparelhos (digestivo e respiratório), através da epiglote......... (já repararam que não conseguem engolir e respirar ai mesmo tempo? é através desta epiglote) que é a membrana que tapa o aprelho que naquele momento não está a ser utilizado. Localiza-se na cabeça, limitada surperiormente pela boca e inferiormente pelo esófago.


Esófago: é um tubo com cerca de 15 a 20 cm de comprimento, é constituído por paredes musculadas (movimentos peristálticos). Localiza-se na cavidade torácica, limitado superiormente pela faringe, inferiormente pelo estômago, lateralmente por pulmões, anteriormente pela traqueia e posteriormente pela coluna vertebral.

Estômago: é em forma de saco, têm capacidade para cerca de 1,5 litros e em forma de "J". Localiza-se na cavidade abdominal, central e ligeiramente inclinado para a direita. Está limitado por dois esfinctecter (músculos circulares que controlam orifícios): esfincter cárdico e esfincter pilórico. As suas paredes são musculadas.
Intestino Delgado: é um tubo com cerca de 7.5 metros de comprimento e 2,5 cm de espessura. Localiza-se na cavidade abdominal, divide-se em duas porções distintas: jejuno-íleo e duodeno. è constituído por músculos.



Intestino grosso: é um tubo com cerca de 1,5metros de comprimento, localiza-se na cavidade abdominal. Dvide-se em 4 cólon: Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmóide. O cólon ascendete inicia-se por um saco, cujo nome é cego ou ceco, onde se encontra a apêndice: aspecto vermiforme. No ceco encontra-se um "buraco" a que se dá o nome de íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.


Recto: é uma porção rectilínea onde se armazenam as fezes, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Ânus: é um orifício que faz a comunicação com o exterior, está revestido por dois eficteres anais, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

As Leis Alimentares e a Roda dos Alimentos

As Leis Alimentares.... Mas agora para comer também precisamos de leis? Não claro que não! Estas leis são leis que tentam ajudar a população a ter cuidado com a alimentação, a terem uma alimentação racional.
Mas o que é isto de Alimentação Racional? Não é nada mais nada menos, do que, uma alimentação que se baseia nas 4 leis alimentares: devemos ingerir de todos os alimentos, mas devemos ter em atenção a proporção adequada à nossa idade, actividade física e sexo, etambém ao nosso bem estar físico.
São assim as 4 leis alimentares:
- A Lei da Quantidade - diz que devemos ingerir a quantidade necessaria para sustentar as nossas qualidades;
- A Lei da Qualidade - diz que devemos ingerir de tudo um pouco;
- A Lei da Adequação - diz que devemos ingerir todos os nutrientes em quantidades adequadas à nossa actividade física e à nossa saúde;
- A Lei da Harmonia - diz que devemos ingerir todos os nutrientes de acordo com as proporções da roda dos alimentos.

A Roda dos Alimentos.... Porquê uma roda? É simples, fazemos uma roda, porque nos faz lembrar um prato. Esta roda é dividida em 7 partes:















A Água está no centro porque para além de fazer parte de todos os alimentos é imprescindível no nosso dia-a-dia.

Energia total diária

A energia total diária divide-se em 4 parcelas: Metabolismo basal, energia gasta na função digestiva, energia gasta na manutenção da temperatura do corpo e energia gasta na actividade física.


Quer isto dizer, que precisamos de energia para o metabolismo basal. O que é o metabolismo basal? O metabolismo basal, não é nada mais, nada menos do que o trabalho de base, ou seja, o que faz as células funcionar.
Também precismaos de energia para a função digestiva, que é quando estamos a fazer a digestão no estômago.
Como é óbvio, para nos mexermos precisamos de energia, certo? e para nos conseguirmos mexer, precisamos também do calor, com frio temos muito mais dificuldade para nos movimentarmos. Por isso também precisamos da energia para a manutenção da temperatura no corpo, ou seja, para manter o corpo aquecido.
Quando fazemos exerecício físico também precisamos de energia. Tabém quando estamos a pensar, a nossa actividade cerebral também está a funcionar, logo também gastamos energia.
É importante comer, para gaharmos energia, e não digo comer pouco, nem comer demasiado, estou a falar em comer em quantidades normais!! Tenham em atenção o que comem, nem sempre os anúncios televisivos têm razão! ATENÇÂO ás vossas vidas!