terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Sangue e a Linfa

Sangue
O sangue é constituído por uma parte sólida: as células sanguíneas, como os leucócitos, os glóbulos brancos e as plaquetas sanguíneas; e por uma parte líquida: o plasma.
A partir deste quadro poderão ver sintetizadamente as propriedades de cada tipo de célula do sangue :
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=p6ehVB6Mi2ZPHQ1OFZwBhYw&hl=en.


Linfa
A linfa é o segundo fluido circulatório. Deriva do sangue, sendo constituído por plaquetas, plasma (nutrientes, gases-O2 e CO2), leucócitos e cloreto de sódio. A linfa distribui os nutrientes e transporta os gases para o sangue e deste para as células. A linfa circula nos vasos linfáticos e nos interstícios (espaços entre as células). A linfa que circula nos Vasos Linfáticos chama-se Linfa Circulante, e a que circula nos Interstícios, chama-se Linfa Intersticial. Existem dilatações que são responsáveis pela formação dos linfócitos, os glânglios linfáticos.

Enzimas

As enzimas são proteínas com propriedades especiais pois são biocatalizadoras, ou seja, que aceleram as reacções da digestão, nunca se gastão e são orgânicas; e são específicas, ou seja, só actuam numa determinada substância, o Substracto e funcionam como o modelo chave-fechadura.
As enzimas no entanto são sensíveis ao pH do meio, ou seja, uma determinada enzima só actua numa substância sem ser destruída, se for por exemplo, preparada para funcionar em pH ácido, só pode actuar neste pH, caso contrário ser´a destruída.
Também são sensíveis à temperatura, pois a temperaturas muito baixas ficam inactivas e a temperaturas muito elevadas são destruídas. Existe uma temperatura em que a velociade da reacção enzimático é máxima, ou seja, temperatura ideal, que corresponde à temperatura normal do nosso corpo.