segunda-feira, 9 de março de 2009

Os Vasos Sanguíneos

Os Vasos Sanguíneos, são tubos pelos quais o sangue circula.
Estes tubos dividem-se em três: Artérias, Veias e Capilares.
As Artérias transportam o sangue do coração para todos os tecidos, sendo assim, mais grossas do que as veias, para o sangue chegar rapidamente aos tecidos. São constituídas então, por paredes espessas, musculares e elásticas. As artérias à medida que se ramificam tornam-se cada vez mais finas e originam as arteríolas (têm um raio menor que as artérias).
As Veias transportam o sangue de todos os tecidos para o coração. A parede destas é menos espessa do que a das artérias. O sangue circula mais lentamente nestes vasos. Nas veias principais existem válvulas que asseguram o movimento do sangue numa só direcção. É também constituída por tecido muscular e elástico. As vénulas são vasos mais pequenos.
Os Capilares são vasos constituídos por uma camada de células. A passagem de nutrientes e oxigénio do sangue para a linfa dá-se através da sua parede.


As paredes das Artérias são mais espessas do que as paredes das veias devido à pressão e á velocidade com que o sangue é levado para todas as partes do corpo, pois o sangue é muito importante. As veias como apenas levam o sangue ao coração não precisam de ser tão espessas.

Sem comentários: