domingo, 22 de março de 2009

O Organismo do Corpo Humano

O nosso corpo é formado por vários órgãos. Estão todos encaixados no devido lugar, sendo que quando um órgão não está saudável, poderá inchar, ocupando assim, um maior espaço.
Podemos enquadrar o aparelho digestivo, aparelho circulatório e nutrientes.
Os nutrientes como sabemos são os prótidos, os glúcidos, os lípidos, a água, os sais minerais e as vitaminas, que são muito importantes para o organismo. Estes quando entram no aparelho digestivo são transformados em porções mais pequenas. No aparelho digestivo existem vários órgãos, cada um com sua função. Existem as enzimas no nosso organismo, capazes de actuarem no substrato, ficando os nutrientes cada vez mais desdobrados, mais pequenos. Existem vários fenómenos que ocorrem ao nível do aparelho digestivo:
- Ingestão, quando pomos os alimentos na boca;
- Digestão, que são os processos físicos e químicos simplificando as macromoléculas em micromoléculas: ocorrem principalmente no estômago;
- Absorção, que é a passagem das micromoléculas para o meio interno: intestino delgado;
- Defecação, que é a eliminação as substâncias para o meio externo através das fezes: no ânus.
A Absorção dá-se através das vilosidades intestinais, e os nutrientes passam através delas para o aparelho circulatório.
O aparelho circulatório tem como órgão principal, o coração. Este bombeia o sangue para todos os tecidos, através das artérias. As veias levam o sangue dos tecidos ao coração.

1 comentário:

emily disse...

um rato morto é ser vivo ou materia bruta justifique