quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Os Prótidos

As moléculas dos prótidos são constituídas por 4 elementos químicos: o Oxigénio (O), o Hidrogénio (H), o Carbono (C) e o Azoto (N).
Têm como função principal serem estruturais - ajudam na construção do nosso corpo, permitem o crescimentos dos ossos, dos músculos e dos orgãos vitais. Permitem também a renovação das células.
Como função secundária são energéticos - fornecem energia, permitem ao ser humano viver, desde o bater do coração , aos nossos movimentos do dia-a-dia.
São macromoléculas constituídas por moléculas mais simples, os aminoácidos. Duas moléculas formam os dipéptídios, 3 a 100 moléculas formam os polipeptídios, mais ou igual a 100 formam as proteínas.
Os aminoácidos são 20, mas existem 8 que o homem não consegue sintetizar, a estes chamamos aminoácidos essenciais (valina, triptofano, metionina, lisina, leucina, isoleucina, ferrilanina e treonina).
A proteínas que contêm os 8aa chamam-se proteínas completas (completas equilibradas - se têm os 8aa mais ou menos com a mesma quantidade, e completas desequilibradas - se têm os 8aa com quantidades muito distintas), e as proteínas sem os 8 aa chamam-se proteínas incompletas.
Exemplos de alimentos de proteínas completas equilibradas: fígado, leite e ovos.
Exemplos de alimentoa de proteínas completas desequilibradas: cereais, peixe e carne.
Doença por carência de proteínas: Kwashiorkor, impede o desenvolvimento físico e mental).
Doença por excesso de proteínas: Gota, (líquido que se forma nas articulações), provoca reumatismos e acidentes cardiovasculares.

Sem comentários: