sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Relatório da acção de formação "As drogas e o alcoolismo"

No dia 12 de Novembro de 2008 fomos a uma acção de formação sobre "As Drogas e o Alcoolismo", na qual, quem a deu foi uma médica chamada Helena Ribeiro.
Quando tomamos os medicamentos, estamos a ingerir droga (mas esta droga é aceitável, nós necessitamos dela, não há problema, quer dizer, em abuso pode provocar doenças).
Droga tem vários significados: é toda e qualquer substância natural ou sintéctica que, introduzida no organismo modifica as suas funções. Mas, o ser humano a primiera imagem de quando se fala em "droga" associa a uma substância proibida, de uso ilegal que provoca alterações no corpo humano.
Mas do que a médica nos falou foi das drogas que provocam alerações no nosso corpo.
Existem vários tipos de droga:
- Depressivas, aumentam a frequência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Por exemplo: alcóol, corfina, heroína, etc;
- Estimulantes, produzem aumento da actividade pulmunar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção, ficando os sentidos activados. Por exemplo: cocaína, cafeína, metanfenamina, anfetaminas.
Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como: Naturais, Semi-sintécticas e Sintécticas.
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto de este interferir com a vida do ser humano. O alcoolismo pode resultar em condições psicológicas, assim com, por fim, a morte.
O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que traz mais custos.
Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício.
Antes de pensarem em beber, fumar ou tomar drogas, pensem Para quê que querem isso? Irão conseguir deixar o vício? Respodam se as respostas forem estas (ou parecidas): Para me divertir! Porque gosto! Porque aquela pessoa só aceita ser meu amigo se eu fumar, tomar drogas ou beber!
Pensem comigo, essas respostas não são respostas convenientes, inteligentes, são apenas desculpas. Se uma pessoa só quer ser amigo de outra pessoa se essa pessoa beber, tomar droga ou fumar, não é um bom amigo. O melhor a fazerem nessa situação é ajudar essa pessoa a sair do vício ou afastarem-se dessa pessoa.
Ao princípio quando se comça, ninguém gosta de beber, fumar ou tomar drogas. Então Porquê continuar? Pensem muito bem NÃO ABUSEM DAS DROGAS E DO ALCÓOL!
Beber vinho, cerveja ou champanhe de vez em quando (pasagens de ano, Natal, Festas de anos, etc) não faz mal. Mas nunca abusar.

Sem comentários: