Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2008 vimos na aula de ciências um filme chamado "O Guia Completo do Corpo Humano". O filme, tal com diz o título, trata do funcionamento do corpo humano.
- O cérebro do ser humano é protegido por cerca de 22 ossos, estes formam um capacete, e designa-se por Caixa Craniana. Ainda a proteger a caixa craniana, temos a nossa pele.
- O nosso fémur, quando saltamos, ou descemos escadas, absorve cerca de meia tonelada de peso. Para não se partir é preciso que tenha cálcio suficiente, pois a mais ou a menos pode causar (muito provávelmente) fraqueza óssea.
- A pele que conseguimos ver é composta por células mortas. A pele necessita de esticar, então nas grávidas a pele aumenta para o dobro. A função da pele é, para além de proteger o corpo humano, tem que manter a o corpo fresco, através da transpiração. Transpiramos cerca de 1,5 litros de suor por hora.
- Temos cinco sentidos: Olfacto, Visão, Tacto, Paladar e Audição.
- Um astronauta vai ao espaço, quando volta precisa de algumas horas para conseguir voltar a ter equilíbrio, devido à gravidade. Os nossos ouvidos suportam uma determinada gravidade, se mudarmos para outra, os nossos ouvidos levam o seu tempo a abituar-se a essa gravidade. Se mudamos de novo, acontece o mesmo. Os nossos ouvidos levam algum tempo a abituar-se de novo à verdadeira gravidade.
- Através do nosso olfacto, conseguimos distinguir cerca de 1000 cheiros diferentes.
- A visão ocupa mais espaço no cérebro do que os outros 4 sentidos juntos. Através de um nervo óptico que chega ao cérebro, numa fracção de segundo conseguimos distinguir as cores, as formas, profundidades, etc. Conseguimos construir uma imagem.
- O Corpo Humano é composto por cerca de 70 milhões de células. As nossas células "fabricam" os nossos ossos. Através das nossas células conseguimos pensar e fazer muitas outras coisas.
O nosso corpo é fantástico, quando se estuda mais, mais ainda queremos saber, e achamos cada vez mais "divertido".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário