quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Orgãos do Tubo Digestivo

Alguns orgãos não estão muito completos, portanto vou tentar completar um pouco mais e também mostrar algumas imagens.

Boca: é um oríficio localiza-se na cabeça, parte interior, inferior centro. É limitada superiormente pelo maxilar superior e pela abóbada palatina; inferiormente pelo maxilar inferior; anteriormente pelos lábios; posteriormente pelo véu do paladar e lateralmente pelas bochechas.

Faringe: é um orifício que faz a comunicação com dois aparelhos (digestivo e respiratório), através da epiglote......... (já repararam que não conseguem engolir e respirar ai mesmo tempo? é através desta epiglote) que é a membrana que tapa o aprelho que naquele momento não está a ser utilizado. Localiza-se na cabeça, limitada surperiormente pela boca e inferiormente pelo esófago.


Esófago: é um tubo com cerca de 15 a 20 cm de comprimento, é constituído por paredes musculadas (movimentos peristálticos). Localiza-se na cavidade torácica, limitado superiormente pela faringe, inferiormente pelo estômago, lateralmente por pulmões, anteriormente pela traqueia e posteriormente pela coluna vertebral.

Estômago: é em forma de saco, têm capacidade para cerca de 1,5 litros e em forma de "J". Localiza-se na cavidade abdominal, central e ligeiramente inclinado para a direita. Está limitado por dois esfinctecter (músculos circulares que controlam orifícios): esfincter cárdico e esfincter pilórico. As suas paredes são musculadas.
Intestino Delgado: é um tubo com cerca de 7.5 metros de comprimento e 2,5 cm de espessura. Localiza-se na cavidade abdominal, divide-se em duas porções distintas: jejuno-íleo e duodeno. è constituído por músculos.



Intestino grosso: é um tubo com cerca de 1,5metros de comprimento, localiza-se na cavidade abdominal. Dvide-se em 4 cólon: Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmóide. O cólon ascendete inicia-se por um saco, cujo nome é cego ou ceco, onde se encontra a apêndice: aspecto vermiforme. No ceco encontra-se um "buraco" a que se dá o nome de íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.


Recto: é uma porção rectilínea onde se armazenam as fezes, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Ânus: é um orifício que faz a comunicação com o exterior, está revestido por dois eficteres anais, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.

Sem comentários: