domingo, 7 de dezembro de 2008

Relatório do filme: "Guia Completo do Corpo Humano"

Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2008 vimos na aula de ciências um filme chamado "O Guia Completo do Corpo Humano". O filme, tal com diz o título, trata do funcionamento do corpo humano.
- O cérebro do ser humano é protegido por cerca de 22 ossos, estes formam um capacete, e designa-se por Caixa Craniana. Ainda a proteger a caixa craniana, temos a nossa pele.
- O nosso fémur, quando saltamos, ou descemos escadas, absorve cerca de meia tonelada de peso. Para não se partir é preciso que tenha cálcio suficiente, pois a mais ou a menos pode causar (muito provávelmente) fraqueza óssea.
- A pele que conseguimos ver é composta por células mortas. A pele necessita de esticar, então nas grávidas a pele aumenta para o dobro. A função da pele é, para além de proteger o corpo humano, tem que manter a o corpo fresco, através da transpiração. Transpiramos cerca de 1,5 litros de suor por hora.
- Temos cinco sentidos: Olfacto, Visão, Tacto, Paladar e Audição.
- Um astronauta vai ao espaço, quando volta precisa de algumas horas para conseguir voltar a ter equilíbrio, devido à gravidade. Os nossos ouvidos suportam uma determinada gravidade, se mudarmos para outra, os nossos ouvidos levam o seu tempo a abituar-se a essa gravidade. Se mudamos de novo, acontece o mesmo. Os nossos ouvidos levam algum tempo a abituar-se de novo à verdadeira gravidade.
- Através do nosso olfacto, conseguimos distinguir cerca de 1000 cheiros diferentes.
- A visão ocupa mais espaço no cérebro do que os outros 4 sentidos juntos. Através de um nervo óptico que chega ao cérebro, numa fracção de segundo conseguimos distinguir as cores, as formas, profundidades, etc. Conseguimos construir uma imagem.
- O Corpo Humano é composto por cerca de 70 milhões de células. As nossas células "fabricam" os nossos ossos. Através das nossas células conseguimos pensar e fazer muitas outras coisas.
O nosso corpo é fantástico, quando se estuda mais, mais ainda queremos saber, e achamos cada vez mais "divertido".

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Valor calórico dos alimentos

Antes de sabermos como calcular o valor calórico dos alimentos precisamos de ter alguns conhecimentos.
Apenas os nutrientes energéticos fornecem as calorias: glúcidos/glícidos/hidratos de carbono, lípidos e prótidos.
A caloria é a quantidade necessária de energia para que 1 litro de água aumente um grau centígrado.
A unidade de energia utilizada é a quilocaloria, Kcal, ou uma equivalente: o quilojoule, Kj (termo inglês). Assim:



Imaginemos um Alimento com a seguinte informação nutricional:



Verifiquemos para ver se o valor calórico está certo:
a) escolhemos apenas os nutrientes energéticos
b) aplicamos os conhecimentos que temos
c) adicionamos os valores que obtemos
d) verificamos o nosso resultado com o resultado da informação nutricional e fazemos conclusões

Carboidratos: 14g x 4 = 56 Kcal
14g x 16, 8 = 235,2 Kj
Proteínas: 4g x 4 = 16 Kcal
4g x 16,8 = 67, 2 Kj
Gorduras Totais: 7g x 9 = 63 Kcal
7g x 37,8 = 246,6 Kj


56 Kcal + 16 Kcal + 63 Kcal = 135 Kcal
235, 2 Kj + 67, 2 Kj + 246,6 Kj = 549 Kj

Neste caso o valor nutricional que obtivemos foi em excesso e a diferença foi de 9 Kcal, e de 20 Kj, a mais. Se a diferença fosse de 50 Kj ou/ Kcal, algo estaria mal, mas se a diferença é abaixo de 40, está bem, pois nos fazemos com valores aproximados e os nutricionistas fazem com 4, 2 kcal ou 4, 8, e por essa razão não dá totalmente o mesmo resultado.

Quadro síntese dos Nutrientes

Para verem um quadro síntese dos nutrientes (prótidos, lípidos, glúcidos, água, sais minerais e vitaminas), com a sua composição química, molécula mais simples à mais complexa, função principal e secundária, particularidades, doenças causadas por excesso e por carência, e os alimentos de cada nutriente, vão a este site:
http://spreadsheets.google.com/pub?key=p6ehVB6Mi2ZPS2wN-yg6fIw

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Relatório da acção de formação "As drogas e o alcoolismo"

No dia 12 de Novembro de 2008 fomos a uma acção de formação sobre "As Drogas e o Alcoolismo", na qual, quem a deu foi uma médica chamada Helena Ribeiro.
Quando tomamos os medicamentos, estamos a ingerir droga (mas esta droga é aceitável, nós necessitamos dela, não há problema, quer dizer, em abuso pode provocar doenças).
Droga tem vários significados: é toda e qualquer substância natural ou sintéctica que, introduzida no organismo modifica as suas funções. Mas, o ser humano a primiera imagem de quando se fala em "droga" associa a uma substância proibida, de uso ilegal que provoca alterações no corpo humano.
Mas do que a médica nos falou foi das drogas que provocam alerações no nosso corpo.
Existem vários tipos de droga:
- Depressivas, aumentam a frequência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Por exemplo: alcóol, corfina, heroína, etc;
- Estimulantes, produzem aumento da actividade pulmunar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção, ficando os sentidos activados. Por exemplo: cocaína, cafeína, metanfenamina, anfetaminas.
Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como: Naturais, Semi-sintécticas e Sintécticas.
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto de este interferir com a vida do ser humano. O alcoolismo pode resultar em condições psicológicas, assim com, por fim, a morte.
O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que traz mais custos.
Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício.
Antes de pensarem em beber, fumar ou tomar drogas, pensem Para quê que querem isso? Irão conseguir deixar o vício? Respodam se as respostas forem estas (ou parecidas): Para me divertir! Porque gosto! Porque aquela pessoa só aceita ser meu amigo se eu fumar, tomar drogas ou beber!
Pensem comigo, essas respostas não são respostas convenientes, inteligentes, são apenas desculpas. Se uma pessoa só quer ser amigo de outra pessoa se essa pessoa beber, tomar droga ou fumar, não é um bom amigo. O melhor a fazerem nessa situação é ajudar essa pessoa a sair do vício ou afastarem-se dessa pessoa.
Ao princípio quando se comça, ninguém gosta de beber, fumar ou tomar drogas. Então Porquê continuar? Pensem muito bem NÃO ABUSEM DAS DROGAS E DO ALCÓOL!
Beber vinho, cerveja ou champanhe de vez em quando (pasagens de ano, Natal, Festas de anos, etc) não faz mal. Mas nunca abusar.

sábado, 8 de novembro de 2008

A Água

Sobre a água. Bem o que tenho a dizer sobre a água é que, resumidamente, sem ela ñ conseguimos sobreviver. Mas desenvolvendo mais, cerca de,70 % do nosso sangue é plasma e cerca de 90% do plasma é água.
A água tem como funções principais ser reguladora e estrutural, logo não tem função secundária. A molécula é H2O.
Algumas características:
- expele as substâncias tóxicas através da urina;
- regula a temperatura do corpo através da transpiração;
- mantém o equilíbrio bioquímico;
-constitui os fluidos circulatórios do organismo (linfa e sangue).
As doenças por carência de água são: desidratação, pele seca, problemas na expelição das substâncias tóxicas. A água tem uma vantagem, não tem doenças por excesso. Todos os aliimentos são constituídos por água, uns mais que outros, mas todos são.
Por isso quanto mais água beberem melhor!!!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os Lípidos

Os lípidos são constituídos por 3 elementos químicos fundamentais: Carbono (C), Hidrogénio (H) e Oxigénio (O). Têm como função principal serem Energéticos Caloríficos (dão energia em forma de calor), e como secundária serem Estruturais (dar estrutura ao corpo).

As moléculas são:

Molécula polinsaturada e molécula insanturada são gordura vegetal, líquida à temperatura ambiente.
Molécula saturada é gordura animal, sólida à temperatura ambiente.

Para o crescimento é preciso 50% de gordura vegetal e 50% de gordura animal. Os adultos precisam de 67% de gordura animal e 33% de gordura vegetal.
Algumas curiosidades:
- Apenas as gorduras deixam nódoa;
- As gorduras só se dissolvem com outras gorduras.
Doença por excesso de lípidos:
obesidade, diabetes, aterosclerose, problemas cardio-vasculares.
- Emulsão (a gordura fica sob a forma de bolha no seio de um líquido que não seja gordura);
- Emulsão Instável(quando as gotas se juntam);
- Emulsão Estável (quando se conservam distribuídas por algum tempo).
Doença por carência de lípidos: envelhecimento da pele e dificuldades de concentração.

Os Glúcidos

Têm como função principal serem Energéticos Motores - fornecem energia ao nosso corpo, e têm como função secundária seres Estruturais - elementos de construção do nosso corpo.
A molécula mais simples são os Monossacarídeoa (os mais doces) - ex: Glicose (o mel), e Frutose (fruta). 2 moléculas constituem os Dissacarídeos (os intermédios em termos de doçura) - ex: Sacarose (a cana-do-açúcar), e a Maltose (alguns cereais). De 2 a 100 moléculas constituem os Polissacarídeos (os menos doces) - ex: Amido (Arroz, massas, pão e batata), e a Celulose (vegetais verdes, grão, feijão - fibras vegetais).
Doença causada por carência de glicose: hipoglicemia.
Doenças causadas por excesso: cáries dentárias, obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes.
As fibras vegetais são glúcidos que não são digeridos pelo organismo, elas provocam um aumento no volume das vezes, regulando assim o trânsito intestinal. A celulose assegura/regula o trânsito intestinal.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Os Prótidos

As moléculas dos prótidos são constituídas por 4 elementos químicos: o Oxigénio (O), o Hidrogénio (H), o Carbono (C) e o Azoto (N).
Têm como função principal serem estruturais - ajudam na construção do nosso corpo, permitem o crescimentos dos ossos, dos músculos e dos orgãos vitais. Permitem também a renovação das células.
Como função secundária são energéticos - fornecem energia, permitem ao ser humano viver, desde o bater do coração , aos nossos movimentos do dia-a-dia.
São macromoléculas constituídas por moléculas mais simples, os aminoácidos. Duas moléculas formam os dipéptídios, 3 a 100 moléculas formam os polipeptídios, mais ou igual a 100 formam as proteínas.
Os aminoácidos são 20, mas existem 8 que o homem não consegue sintetizar, a estes chamamos aminoácidos essenciais (valina, triptofano, metionina, lisina, leucina, isoleucina, ferrilanina e treonina).
A proteínas que contêm os 8aa chamam-se proteínas completas (completas equilibradas - se têm os 8aa mais ou menos com a mesma quantidade, e completas desequilibradas - se têm os 8aa com quantidades muito distintas), e as proteínas sem os 8 aa chamam-se proteínas incompletas.
Exemplos de alimentos de proteínas completas equilibradas: fígado, leite e ovos.
Exemplos de alimentoa de proteínas completas desequilibradas: cereais, peixe e carne.
Doença por carência de proteínas: Kwashiorkor, impede o desenvolvimento físico e mental).
Doença por excesso de proteínas: Gota, (líquido que se forma nas articulações), provoca reumatismos e acidentes cardiovasculares.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Relatório do fime: "Super Size Me"

O filme trata dum homem que vive nos EUA, Morgan, que vai comer McDonald’s três vezes ao dia, durante 30 dias (1 mês), com o objectivo de transmitir à população os problemas que esta comida faz. Para isso ele recorre a um cardiologista, a uma clínica geral, a um gastroenterologista, a uma nutricionista, e ainda a um ginásio.
No 1º dia ele disse que a comida era boa, mas no 2º dia ele ficou tão cheio (pois ele pedia sempre os tamanhos maiores de coca-cola, das batatas fritas e comia um Big Mac), logo vomitou. No 3º dia ele disse que se conseguiu deixar de fumar durante três dias, também conseguia continuar a comer McDonald’s durante os dias que restavam. E foi fazendo sempre esta rotina.
No 15º dia ele começa a ter problemas no fígado, pois o nível de ácidos aumentou muito, o colesterol também e, outras coisas que também aumentaram.
Os médicos diziam que ele podia parar de comer, pois só estava a fazer mal ao seu fígado, e ele disse que ia pensar.
O Morgan ao longo de vários dias, vai encontrando pessoas e fazendo inquéritos às pessoas dos EUA que comem muito McDonald’s.
O Morgan continuou a fazer a rotina.
Nos últimos dias, a namorada dizia que ele se estava a sentir muito mal, e que lhe estava a custar muito vê-lo assim.
O Morgan dizia que sentia fortes dores de cabeça, muito cansaço e muitas outras coisas.
Conclusão: Esta comida em exagero provoca lesões nos órgãos, o mau estar da pessoa, e causa outros.

domingo, 12 de outubro de 2008

Factores que influenciam os hábitos alimentares

Existem vários factores que influenciam a alimentação. Agrupam-se em
- Socio-culturais: a guerra, as etnias/tribos e a religião. Exemplos: África (tribos), Índia (religião) e Europa Meridional (guerra).
- Económicas: a riqueza/pobreza, as guerras e a economia. Exemplos: U.S.A. (riqueza) e Ilhas Britânicas (economia).
- Geográficos: o clima, o relevo, a localização geográfica e o isolamento geográfico. Exemplos: África, Ásia Meridional, Pólo Norte e Pólo Sul (clima/temperatura), Índia e América do Sul (relevo), Europa Ocidental (localização geográfica) e Austrália (isolamento geográfico).

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A História da Alimentação

A alimentação humana é uma longa adaptação no sentido do progresso. Existiram mudanças drásticas na alimentação, a que se dá o nome de Revoluções Alimentares, foram originadas por alterações nas condições de vida dos seres humanos.
Existiram 3 Revoluções alimentares, agrupadas em várias fases:
- na 1ª fase, o homem era nómada, recolhia alimentos (frutos e plantas da floresta), tinha uma Alimentação Equilibrada, mas não o sabia, pois eram os seus instintos que o levavam à procura desses tais alimentos.
- na 2ª fase, o homem passou de nómada a sedentário e alimentava-se do que ele próprio produzia (descobriu a agricultura e a crição de animais), só que levou a uma mudança drástica na alimentação, 1ª Revolução Alimentar, passando para uma Alimentação Desequilibrada.
- na 3ª fase, o homem com o tempo aprendeu a produzir os seus próprios alimentos e a trocá-los por outros. Outra mudança drástica na alimentação, 2ª Revolução Alimentar, passou a ter uma Alimentação Equilibrada.
- na 4º fase, aparece a moeda, o homem começa a comprar alimentos menos importantes, o que leva a outra mudança drástica, passa a ter outra vez, uma Alimentação Desequlibrada.
Na minha opinião, eu acho que nós ja não vamos voltar a ter uma Alimentação Equilibrada, pois cada vez mais, compramos alimentos que não são importantes para uma boa alimentação e que nos fazem mal. Mas às vezes estão em promoção e lá vamos nós comprar esse alimento.
Cada vez mais, há mais gente que não gosta dos vegetais o que é muito importante para uma alimentação equilibrada. Cada vez mais, existem mais doces. Nas sobremesas temos tendência para ir para os doces e não para a fruta.
Devemos ter em atenção a nossa alimentação, pois é muito importante.